Blog

ROTEIRO. SE IMPORTE COM ELE AO FAZER SEU VÍDEO INSTITUCIONAL.

 

Por Juliana Araújo
Jornalista/produtora Vagalume Filmes

 

Contar histórias não é e nunca foi algo de fácil ação para todo mundo. Saber o que apresentar, como narrar, quais as principais personagens, contextualizar e fazer da simples história a mais bela e mais lembrada, não é para qualquer um.

 

Estamos falando da elaboração do roteiro, um elemento ignorado por muitos clientes e produtoras de vídeo. Ele é o guia para que tudo aconteça em um vídeo institucional ou qualquer outro formato que venha desenvolver. Para o audiovisual, não basta ter uma ideia legal ou “achar” que vai dar certo, é preciso sentar e pensar plano a plano, definir cenas, locações, quem será o protagonista, figurantes e suas ações, e é claro, qual público esta história alcançará.

 

Um roteiro eficaz e produzido com cuidado e atenção, garante a toda equipe envolvida, exatamente o que pensaram e aprovaram para a solucionar a necessidade do cliente, da empresa que solicitou o trabalho.


Qual a função do vídeo que está a produzir, quem será atingido e de qual forma quer contar a história são questões essenciais para a construção de qualquer roteiro.

 

 

  • Qual a função do vídeo?
    Aqui, a necessidade e o desejo de produzir um vídeo guiarão o seu texto. O objetivo dessa produção deverá estar clara porque um planejamento mal feito pode comprometer o resultado final do seu produto. Vender, divulgar, apenas apresentar, são perguntas que deverão ser respondidas em um primeiro momento. A partir desta etapa, tudo ficará mais coeso e afinado com o que precisa.

 

 

  • Qual o público alvo desse vídeo?
    Conhecer aqueles que estarão do outro lado da telinha assistindo, curtindo e compartilhando o seu vídeo é o ponto chave. Não adianta construir algo que não causará impacto para aquele espectador, que não emocionará ou mesmo despertará nele a vontade de conhecer o produto ou serviço anunciado no vídeo. Isso facilita a escolha da linguagem que abordará para trazer a história da empresa.

 

 

  • Como contar essa história?
    Será um documentário, um vídeo institucional, storytelling, uma animação, educativo ou motivacional, curta ou longa e assim vai. São inúmeras possibilidades para contar uma história e dependerá deste conjunto de fatores para sua escolha ser a melhor possível para de fato alcançar o resultado esperado. Conheça o seu público, investigue e pesquise sobre os seus hábitos e costumes para melhor atendê-lo.

 

Nos diferentes meios de comunicação, canais de entretenimento, internet e televisão, são milhares de vídeos postados diariamente, e fazer diferente e com compromisso é tarefa para profissionais. Não adianta o vídeo ser atraente visualmente, se a história contada não encanta e nenhum interesse causa no público alvo. Procure uma produtora de audiovisual que forneça o melhor trabalho, o melhor roteiro e execução, caso contrário terá uma produção sem sequência, os custos serão prejudicados no orçamento, imprevistos estarão presentes a todo momento e sua audiência ficará mesmo sem saber da sua marca e história. Audiovisual é investimento para um resultado certo. Pense nisso!

 

Faça contato com a nossa equipe Vagalume Filmes pelo e-mail vagalumefilmes@vagalumefilmes.com.br e venha já fazer seu vídeo institucional.

 

Vagalume Filmes
Online
Olá tudo bem?
Em que posso lhe ajudar?