Blog

CONSTRUÇÃO DO SEU VÍDEO INSTITUCIONAL EM 4 PASSOS

 

Por Juliana Araújo e Fábio Cabral | Jornalista/produtora e montador/colorista Vagalume Filmes

 

Escolher o vídeo institucional como ferramenta para contar a história da sua empresa é a melhor opção.

 

Fidelidade à marca, aumento de vendas, de procura e visibilidade garantidos pelo poder de emocionar, impactar e de ficar na memória do seu cliente, do público que busca alcançar. Para isso, um orçamento para vídeo institucional bem estruturado e esclarecido se tornou um documento imprescindível para que você, cliente, possa compreender cada passo que dará junto à produtora de vídeo escolhida, até o produto final. Entender cada etapa é fundamental para um acompanhamento mais preciso de todos os itens descritos no orçamento proposto e para saber onde de fato está investindo seu dinheiro.  

 

1 – BRIEFING – a arte de compreender as necessidades

 

 

O briefing é sem dúvida a parte mais crítica de qualquer projeto de vídeo institucional. Saber ouvir e traduzir as necessidades, não apenas em algo tangível, mas criativo e inteligente, é uma arte. O briefing traduz, com informações claras e objetivas, as melhores estratégias para alavancar e valorizar sua marca . Para uma produtora de vídeo funciona como uma descrição de tudo que será realizado. Na construção do briefing para a produção de um vídeo institucional, a equipe realizadora inicialmente, busca compreender cada detalhe sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, qual o mercado que atua e o perfil do consumidor que busca alcançar com o audiovisual. Além disso, qual o melhor formato de vídeo, quais referências que o cliente tem, se haverá depoimentos, possíveis locações e tudo aquilo que possa agregar na etapa seguinte que é a pré-produção.

 

2 – PRÉ-PRODUÇÃO – um filme de sucesso começa aqui

 

 

Nesta fase são discutidas as ideias e propostas para execução das peças. Munidos do briefing do cliente, a equipe da produtora de vídeo institucional elabora o conceito chave e a partir dele é desenvolvido o roteiro. Cada roteiro apresenta desafios diferentes, na pré-produção e assim é escolhido o arsenal certo para o projeto, desde a indicação de referências visuais até a elaboração de Story Boards e Animatics detalhados para pré visualizar o resultado final. Garantir o entendimento de todos é fundamental nesta fase. Na pré-produção ocorre também o levantamento para a produção do vídeo institucional: atores, figurino, locações, cenografia e afins. Tudo é apresentado e previamente aprovado. Uma vez vencida a etapa de pré-produção, inicia-se a produção.   

 

3 – PRODUÇÃO – as imagens encantam, as histórias conectam

 

 

Na fase de produção, é executado tudo o que foi traçado na pré-produção. Aqui, o filme toma forma e é realizado seguindo, no caso da Vagalume Filmes, a premissa: as imagens encantam, as histórias conectam. Uma tradução do apuro técnico e artístico da Vagalume Filmes em todos os trabalhos. Há uma importância em criar imagens memoráveis, mas um filme bem sucedido vai além, se conecta com o seu público, contempla todas as dimensões da comunicação e gera resultados. Seja um pequeno set de filmagem, com dois ou três profissionais, ou uma produção complexa envolvendo as mais diversas expertises, em qualquer nível de orçamento, é essencial aplicar todo o potencial da produtora de vídeo para ir além das expectativas.

 

4 – PÓS-PRODUÇÃO – o filme em sua forma final

 

 

Na pós-produção, todos os elementos são combinados e afinados para se chegar ao produto final. Nesta etapa, além da edição de imagens, há a adição de narrador, trilha e efeitos sonoros, execução de todas as demandas de elementos gráficos do vídeo institucional, que vão de um simples lettering a composições de imagens com efeitos. A etapa final é o color grading, processo que trabalha o contraste e as cores do filme para garantir a identidade correta do trabalho e o melhor impacto possível. Na pós, toda sutileza conta para se chegar no melhor vídeo institucional possível. Feita a aprovação final, caminha-se com as demandas de delivery do material, seja para web, TV, cinema ou mesmo todas essas opções para um mesmo filme, com todos os recursos técnicos necessários para a entrega final.

 

Faça contato com a nossa equipe Vagalume Filmes pelo e-mail vagalumefilmes@vagalumefilmes.com.br e venha já fazer seu vídeo institucional.

 

 

Vagalume Filmes
Online
Olá tudo bem?
Em que posso lhe ajudar?